Por que as empresas devem investir em Comunicação Visual?
- Everest
- 28 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

Você sabe o que diferencia uma empresa simples de uma reconhecida em seu ramo de atuação? As respostas podem ser diversas: infraestrutura, logística, capacidade de investimento, boa gestão, ótimos profissionais. Sim, todas essas questões são essenciais, mas nada disso é suficiente se a empresa não investir também na construção de uma marca forte, que seja conhecida, lembrada e facilmente identificada.
A construção de uma marca é um processo que se faz com bons produtos e serviços, qualidade no atendimento, boas experiências, satisfação dos clientes e dos empregados e fortalecimento da identidade visual, dentro e fora da empresa.
O trabalho começa “dentro de casa”. Afinal, os empregados de uma empresa poderão, ou não, ser os principais divulgadores e influenciadores de uma marca. Por isso, o trabalho de construção começa internamente, com um processo de comunicação eficaz entre a empresa e os seus colaboradores.
No âmbito interno, além de vivenciar a cultura de uma empresa, de estar alinhados aos seus valores, princípios e aspirações, os empregados precisam ter constante contato visual com a marca– ela precisa estar presente, exposta, visível. Daí a importância de se trabalhar com a comunicação em todos os aspectos, inclusive, o visual.
Com o público externo, muito antes das experiências positivas e da qualidade dos produtos, serviços e do atendimento, a marca precisa ser divulgada, vista. Somente depois de conhecida é que poderá ser vivenciada e incorporada, para que seja lembrada e novamente desejada.
Uma boa fachada, um letreiro de destaque, placas ou painéis, outdoor, busdoor, plotagem da frota de veículos. A marca da empresa precisa estar exposta e proporcionar uma impressão positiva, seja no primeiro contato ou na construção de um relacionamento. Desde o primeiro contato com a empresa, o seu público precisa identificar, reconhecer e começar a perceber o seu valor.
Como a Comunicação Visual pode ajudar a construir e agregar valor para a marca de uma empresa?
A Comunicação visual é um dos primeiros passos no processo de construção de uma marca. Afinal, será o aspecto visual que poderá, ou não, chamar a atenção de seus públicos para levá-los a ter uma primeira experiência com a empresa. Ou ainda, estimular os públicos para que queiram se relacionar novamente com a marca.
Para que você entenda melhor como isso funciona, elencamos alguns pontos que mostram a importância da Comunicação Visual na construção da marca de uma empresa

Melhoria do ambiente organizacional
O investimento em comunicação visual favorece para a melhoria do ambiente organizacional. Afinal, para o público interno, nada mais acolhedor que trabalhar em um ambiente visualmente agradável, harmônico, organizado. Se isso contribui para o bem-estar dos colaboradores, favorece também a percepção positiva dos clientes, parceiros ou fornecedores quando visitam a empresa.
Além disso, a comunicação visual funciona como reforço da marca no ambiente.
Credibilidade
Uma empresa que se preocupa e investe em comunicação visual transmite mais credibilidade para os seus empregados e também para os seus clientes, por meio de uma imagem mais profissional e, consequentemente, mais positiva para o negócio.
Visibilidade
“É preciso ser visto para ser lembrado”. A frase pode até parecer senso comum, mas é uma realidade no mundo dos negócios. E isso vale tanto para o público interno como para o externo. Por isso, o investimento em Comunicação Visual agrega valor para a marca da empresa e faz com que ela tenha uma visibilidade maior e mais positiva, seja entre os empregados, parceiros, fornecedores e, especialmente, clientes.
Como trabalhar a Comunicação Visual de uma empresa?
Muitas são as possibilidades para se trabalhar a Comunicação Visual de uma empresa e melhorar a sua imagem com os seus públicos internos e externos.
Uma empresa de Comunicação Visual poderá ajudar a sua empresa a desenvolver um projeto especial, que esteja adequado com a sua necessidade e com seu segmento.
Abaixo elencamos alguns dos serviços disponíveis:
- Placas
- Outdoor
- Busdoor
Para mais informações, entre em contato com a Everest Comunicação Visual.
Comentarios